domingo, 13 de março de 2011

Robótica e Aprendizagem - LEGO

Brincar é sem dúvida o primeiro pensamento que nos vem quando paramos para observar uma porção de peça LEGO, colocadas sobre uma mesa. O que montar? Como montar? Que brincadeiras podemos inventar? Essas e outras perguntas estão quase que inerentes a atividade proposta com material LEGO. Daí nosso interesse em desenvolver neste momento um pouco sobre a concepção do jogo no ato de educar e suas possibilidades no uso do material LEGO no contexto de sala de aula.

Pensamos então que o trabalho com LEGO na escola, propicia situações de aprendizagem que ensinam a pensar de forma criativa e crítica num ambiente lúdico. O jogo tem o poder de, ao evolver e motivar a pessoa, resgatar seus processos mentais de forma saudável.

O jogo LEGO, possibilita que a situação problema seja pensada dentro de um clima de diversão e entretenimento, o que favorece a motivação e o envolvimento do aluno, e, portanto, a percepção e o raciocínio. Nele a ocorre a total ação da criança para atingir seus objetivos. O que é perfeitamente concordante com a visão piagetiana, que faz da ação do sujeito o centro de todo processo de busca do conhecimento.

Vídeo de treinamento de nossos alunos em preparação para participar de campeonato de Robótica Lego.


Nenhum comentário:

Postar um comentário