domingo, 13 de março de 2011

METODOLOGIA INTERATIVA

Recife, 13 de fevereiro de 2011
Professora: Vancleide Jordão
Orientadora: Maria Marly de Oliveira

Relato de uma experiência – Metodologia Interativa(Seqüência Didática Interativa)
Grupos: alunos(as) de 6º e 9º anos
Local: Laboratório de Robótica – Recife – Pernambuco - Brasil
Data de início do processo: 07-02-2011
Quantidade de alunos envolvidos: 32

Trajetória de construção:

A metodologia interativa utiliza-se da seqüência didática interativa (SDI), ferramenta que visa facilitar e possibilitar a produção de novos conhecimentos, a compreensão e elaboração de conceitos e estabilidade cognitiva dos mesmos.

A metodologia interativa entende que conceitos compõem um quadro mental que vai se formando ao longo da vida do educando. Fato que estabelece de imediato um ligação e um diálogo com a teoria dos campos conceituais de Gerard Vergnaud, cientista que é um marco referencial para o ensino da ciência e da matemática.
A teoria desenvolvida por Vergnaud, se desenvolve a partir dos seguintes pontos:
- resolução de problemas
- aprendizagem significativa
- representações mentais
Ele acredita que o desenvolvimento cognitivo depende de situações e contextualizações específicas para lidar com elas.
Ao iniciarmos nossos estudos em relação a metodologia interativa, percebemos que sua vocação hermenêutica-dialética, a impõe como um espaço de produção conceitual riquíssimo.
Para Vergnaud, a produção de conhecimento e o estabelecimento de novos conceitos se dão a partir de representações de diferentes tipos, mas intimamente relacionadas.
É possível então observar que na vivência metodológica interativa, permite vivenciar esses diferentes tipos de representações.

Iniciamos então nosso trabalho, pondo em prática o exemplo trazido na literatura da professora Maria Marly de Oliveira.

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