sexta-feira, 23 de setembro de 2011

I Mostra Nacional de Robótica (MNR)

O que é a MNR?

A Mostra Nacional de Robótica (2011-2012) é uma das 05 Mostras em âmbito nacional promovidas pelo CNPq/MCT e apoiadas conjuntamente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Sociedade Brasileira de Automática (SBA), que tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico do país e dos diferentes atores do processo ensino-aprendizado através da exposição e divulgação de trabalhos na área de robótica. Deste objetivo principal, surgem os seguintes objetivos específicos:

Promover e valorizar o aprendizado interdisciplinar, colaborativo, investigativo e com foco na experimentação e inovação; Estimular os jovens do ensino fundamental, médio e técnico às carreiras científico-tecnológicas, bem como valorizar os trabalhos por eles desenvolvidos, gerando melhores condições para seu aprimoramento técnico e pessoal; Identificar e estimular potenciais talentos mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica; Congregar jovens do ensino fundamental, médio e técnico e seus professores com universitários, pós-graduandos e pesquisadores do âmbito da robótica e educação, proporcionando condições para a troca de experiências e o desenvolvimento e aprimoramento de idéias e metodologias; Propiciar o desenvolvimento e a difusão de metodologias para o ensino com robótica; Divulgar a ciência e tecnologia junto à sociedade brasileira, principalmente os avanços tecnológicos e científicos na área de Robótica, Automação e Engenharia.

 A MNR caracteriza-se ainda por: Sua linguagem inclusiva e acessível que busca aproximar o jovem da ciência e da tecnologia, uma vez que: São aceitas submissões em 1a fase em formatos multimídia (tais como vídeos, fotos ou desenhos), e Abrange a robótica de uma forma extremamente ampla, varrendo de sua interface com as artes, humanidades e ensino até o desenvolvimento de protótipos e invenções; Buscar a imersão dos jovens com elevado potencial no âmbito da metodologia científica principalmente durante a 2a fase e a vigência das bolsas de ICJ; Promover uma grande difusão da área de robótica através da disponibilização de um grande banco de dados on-line de atividades e instituições que atuam na área de robótica em formato multimídia. http://www.mnr.org.br Nosso Projeto na I MNR Professora: Vancleide Jordão Alunos: Pedro Silva Bruno Amorim
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Colégio Apoio – 2011 Estudantes: Pedro Jorge e Bruno Moraes Professora: Vancleide Jordão

Projeto: CORPO E TECNOLOGIA: NOVOS CENÁRIOS PARA INCLUSÃO

Formada por estudantes e professores do Colégio Apoio, a nossa equipe busca, através dos conteúdos de Mecânica e Mecatrônica, as possibilidades de desenvolver estratégias que aproximem as experiências acadêmicas das cotidianas e favoreçam aprendizagens significativas que desenvolvam a autonomia dos alunos. Objetivo Sabe-se que a ausência de comunicação, além de dificultar a formação do ser e sua inserção no mundo, pode causar-lhe transtornos sociais e psicológicos, às vezes irreversíveis. Este projeto tem como finalidade, amenizar esse problema. Para isso, propõe soluções viáveis e inovadoras, através do uso da Robótica e da inteligência artificial. Após vários estudos e a construção de um robô, apresentamos a CAA, na qual lançamos mão de imagens que expressam ações básicas do dia a dia de qualquer pessoa, como comer, dormir, entre outras. A solução dos problemas de comunicação, através da Robótica – Realidade Aumentada, se dá através do desenvolvimento de um sistema de leitura e identificação, por meio de sensores da língua brasileira de sinais, onde é criada uma interface que auxilia e estimula a comunicação entre o portador de deficiência e seu interlocutor. Isso é possível através de uma tecnologia atual, para uma ação inclusiva.

Metodologia O Colégio Apoio, campo de nossa pesquisa, tem como objetivo a inclusão de crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais. Através de questionários, entrevistas e visitas a especialistas, estudamos sobre as necessidades relativas à dificuldade de comunicação, que é um problema mundial, e passamos a aprofundar nosso estudo nessa área, na busca de soluções ou alternativas para o problema.

Desenvolvendo o trabalho: O Robô Projetamos um robô para funcionar com a plataforma aberta ARDUINO. Utilizamos câmeras para a comunicação entre o robô e o ser humano; sensores e um computador para interpretar os dados da câmera e fornecer informações ao controlador que, por sua vez, interpretará os dados recebidos e acionará a bomba, que guiará o líquido do reservatório até um copo ou o servo, que controlará a saída de alimentos.

A Luva Desenvolvemos uma luva dotada de sensores, capaz de identificar e traduzir os sinais de Libras para o texto e, posteriormente para sons, facilitando a comunicação de portadores de deficiência da fala e/ou audição. A tradução dos sinais através de uma luva leve e pequena, possibilitará a interação dessas pessoas em qualquer lugar, o que representará um importante avanço em sua independência e autonomia.

 Conclusão Testamos o robô que criamos em adolescentes da nossa comunidade e comprovamos a ajuda que poderá dar às pessoas com dificuldades de comunicação. A inovação é funcional, prática e poderá contribuir para a socialização de pessoas que antes dela viviam isoladas do mundo.

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