quarta-feira, 29 de junho de 2011

Robótica Livre

2011...

Uma nova aventura tecnológica tem início.
Desde 1994, nossa busca tem sido constante para encontrar procedimentos metodológicos que desenvolvessem em nossos alunos atitude científica e empreendedora frente ao conhecimento e informações apresentadas.
Mais uma vez, encontramos na Robótica Educacional novas possibilidades de fortalecer e afirmar nossos objetivos como educadora atuante no século XXI.
Em parceria com o cientista Henrique Foresti, da Universidade Federal de Pernambuco, iniciamos um laboratório com 26 adolescentes de 11 a 14 anos. Tendo como tendo espaço de trabalho o laboratório de Robótica do Colégio Apoio - Recife - PE, para criação e estudo do que hoje se domina Robótica Livre.
do site: wwww.roboticalivre.org:
"Robôs podem ser diferenciados pelo seu tamanho, pelo material que são construídos, pela forma que são montados, pelos atuadores que usam (motores e transmissão), pelos tipos de sensores que possuem, pela forma de locomoção e pelo seu sistema de processamento (Arkin, 1998).

A robótica é uma ciência que conjuga conhecimentos de engenharia mecânica, incluindo a estática, a dinâmica e a descrição do movimento no espaço, de engenharia eletrônica com o projeto de sensores e interfaces para os robôs, da teoria de controle com o projeto de algoritmos para que o robô realize os
movimentos desejados e ainda da informática com a programação de todos os algoritmos desenvolvidos, de forma a realizar a tarefa desejada (Robotica2005, 2005)."

Desde o início do trabalho, um espaço de construção autônoma e criativa, tem sido garantido aos nossos alunos, que utilizando a placa controladora arduíno e vários componentes eletônicos diversos, vêm desvendando os segredos da Robótica.

Acompanhem o nosso trabalho e aventura através dos blogs:
- www.equiprobo.blogspot.com
- www.wix.com/roboticaequipe7/equipe7#!
- www.robolivreapoio.blogspot.com
-http://robodance5serie.blogspot.com

Abraço,
Professora Vancleide Jordão

Nenhum comentário:

Postar um comentário